sábado, 14 de março de 2009

Lulinhas com cerveja

Um dos dias da semana passada fiz esta receita para o jantar e ficou muito boa (embora me tenha esquecido dos coentros...). É simples, fácil e rápida - o que qualquer pessoa gosta, quando chega a casa depois do trabalho, não é?!

A foto, tal como a receita, é daqui, mas é fidedigna.


Ingredientes:

100 g de cebola picada; 60 g de Vaqueiro Alho; 1 kg de lulinhas pequenas ( já limpas); 1 colher de sobremesa de farinha; 1 colher de sobremesa de mostarda; 1 colher de chá de açúcar mascavado; 1 dl de cerveja; sal; pimenta; coentros picados.

Leve a cebola a alourar num tacho com a Vaqueiro com Alho. Junte as lulinhas e deixe cozinhar, tapadas, até estarem opacas. Dissolva a farinha, a mostarda e o açúcar na cerveja e deite sobre as lulinhas. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar tapado, sobre lume muito brando e mexendo de vez em quando durante cerca de 25 minutos. Se for necessário junte um pouco de água quente. Polvilhe generosamente com coentros picados.


[Notas: em vez de Vaqueiro usei azeite para refogar cebola e alho picado; e acho que os 25 minutos não perdem nada se forem mais um bocadinho, para as lulas ficarem mais macias]


1 comentário:

abelha maia disse...

hmhmh....acabei de comer sushi, que adoro...mas também dava uma trinca nestas lulinhas!!
Mais fácil ainda, é a receita de frango com sopa de cebola e cerveja!
Para quem "gosta" de cozinhar, como eu, é um espectáculo!!
É só abrir as respectivas embalagens e vai ao forno!