quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia da Terra, a nível mundial, alertando para a necessidade de acção conjunta entre políticos e cidadãos, em nome da preservação do ambiente e da melhoria da nossa qualidade de vida.

Este dia foi criado em 1970 por um senador norte-americano que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, que conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos. A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra.

Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Hoje deixo um desafio a quem ler este blog. Porque não mudar, a partir de hoje, um hábito seu para proteger a Terra?

São várias as hipóteses: optar pela utilização de sacos de pano nas suas compras em detrimento dos sacos plásticos; escolher produtos recarregáveis; consumir produtos em garrafas de vidro; optar por produtos feitos de papel reciclado sempre que possível; mudar as lâmpada incandescentes para lâmpadas compactas fluorescentes (que duram mais e gastam menos energia); não pôr a máquina de lavar loiça a trabalhar sem a carga completa; ser rápido no duche e não deixar a água a correr enquanto se ensaboa...

As possibilidades são muitas... É preciso ser criativo e inovador!

*A fotografia é da minha autoria e foi tirada nas Maurícias, na Terra das sete cores.

1 comentário:

Olivenca disse...

Excelentes sugestões para ajudar a reduzir a nossa pegada no Planeta...