quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fruta da época

Ameixas 100% biológicas

Estas ameixas deliciosas marcam o início do meu Verão desde a minha infância.


Tinha 7/8 anos quando os meus pais mudaram para a casa onde ainda hoje vivem. Vivíamos num apartamento pequenino e o facto de mudarmos para uma casa grande, com jardim, foi uma transição importante para uma criança como eu era. E ainda mais para para uma criança de cidade porque, embora vivessemos fora de Lisboa, passava os meus dias em Lisboa, entre a escola e a casa dos meus avós.

O jardim foi uma experiência diferente, de contacto com a natureza. Com os ciclos da natureza. Com os animais (os melros, os passarinhos a cantar nas árvores, a cadela que entretanto tivémos).

Habituei-me a ver as nesperas a aparecer ao pé da janela do meu quarto. Sempre pequeninas, mas sempre saborosas. O limoeiro tão carregado que os limões vão caindo pelo chão. As laranjas que nunca conseguimos comer, de tão amargas que são. O pessegueiro que o meu pai plantou, que ia dando 1 ou 2 envergonhados pêssegos. As ginjeiras carregadas de flor, onde nunca vimos uma ginja porque os pássaros só deixavam o caroço! (Até este ano!)

E também me habituei a ver a ameixoeira a florir e os frutos a aparecerem. Quando eu era mais nova lembro-me de subir à árvore com uma amiga para apanharmos os frutos mais altos. Dava muitas e muitas ameixas. Agora a árvore já está mais velhinha e embora ainda sejam as melhores ameixas do mundo, já dá menos frutos...

Esta é a fruta que como com maior prazer todos os anos! Ah! E nunca apreciei as ameixas vermelhas, pois se tinha as *minhas* ameixas amarelinhas tão boas!!!...

1 comentário:

Teresa disse...

Ola! amiga
como é bom recordar, tanto quanto a fruta.
Bjos no seu coração,
Teresa Grazoli