quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Soufflé de espinafres e cogumelos


Há que séculos que não comia soufflé! Em casa dos meus pais era quase sempre eu que os fazia. O mais típico era de couve-flor, ou então de queijo e fiambre. Esta semana apeteceu-me fazer um e experimentei espinafres e cogumelos.
A receita é, mais uma vez, a "olhómetro"! Porque uma das pessoas com quem aprendi a cozinhar era assim que cozinhava, nunca havia kg, dl ou qualquer outro tipo de medida convencional. Quanto muito chávenas ou colheres de...
Mas fiz assim: Refoguei cebola, juntei os cogumelos e os espinafres moidos (congelados), quando estava tudo cozinhado juntei duas colheres de farinha e depois leite. Tempera-se com sal e noz moscada (ou mais alguma coisa a gosto). O objectivo é obter uma coisa parecida com molho branco com os ingredientes escolhidos. A esta mistura juntam-se as gemas (eu normalmente faço com 3 ovos, mas depende da quantidade que se quer obter). E depois batem-se as claras em castelo, envolve-se na mistura anterior e vai ao forno em forma untada. Demorou cerca de 25-30 minutos.

Sem comentários: