sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ervas aromáticas

Ainda antes de casar e de comprar casa uma das coisas que eu sempre pensava era que ia querer ter na minha cozinha vasos com ervas aromáticas, para poder cozinhar com ervas frescas - manjericão, cebolinho, salsa, coentros... É tão saboroso!

Quando escolhemos a casa, eu fiquei contente porque a cozinha tem uma marquise, onde temos as máquinas, que dava mesmo bem para colocar os meus vasinhos... mas o tempo passa, há sempre mil coisas para fazer, outros investimentos mais prioritários, e os meus cheirinhos iam ficando sempre para depois.

No início de 2009, numa das nossas idas ao viveiro eu saí de lá com 2 vasos novos!!! Oregãos e manjericão! Para começar, e para quem gosta de cozinhar massas, já não estava mal! O pior foi que, em pouco tempo, morreram as duas. O manjericão ainda consegui usar uma vez, mas foi murchando, murchando até morrer. Os oregãos só lhes senti mesmo o cheiro, mais nada... :-(

Já no Verão tentei plantar sementes de salsa e coentros, mas não deu nada... E mais para o final do ano resolvi voltar a tentar, mas desta vez só manjericão, para ver no que é que dava. Olhem ele aqui, no último vasinho. Tem-se dado muito bem, mas é ao ar livre, à chuva, vento e frio. Já o usei várias vezes e só o cheiro inebria.


Manjericão (Ocimum basilicum)
É uma das ervas mais versáteis que se pode cultivar em casa. As folhas verdes têm um aroma tentador e estonteante e um sabor pungente. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor. O manjericão é muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade, e é também misturado em saladas e em diversos molhos -sendo o mais popular o pesto italiano. Só para fazer o pesto é que as folhas de manjericão devem ser cortadas, porque perdem a cor; nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaços.


Hoje encontrei esta fotografia aqui e achei que era uma excelente, original e inspiradora ideia de dispor as nossas ervas aromáticas.

Fiquei com vontade de ir comprar mais!

Sem comentários: