quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dica para desinfectar o esfregão da louça

Um dia destes li no Dona Perfeitinha uma dica sobre como matar as bactérias do esfregão da louça e achei muito interessante. Nunca me tinha lembrado de fazer isto nem ouvido tal dica, mas realmente é um objecto que troco muito regularmente porque me mete nojo, mesmo que lavado todos os dias depois de usado.

Esta manhã, ao olhar para o dito esfregão, lembrei-me e fui fazer o procedimento que a Talita sugeriu. As fotografias são as dela:



Então, fui pesquisar mais sobre o assunto: sabiam que, segundo especialistas na matéria, em apenas 2 centímetros quadrados de uma esponja de cozinha, podemos encontrar até 10.000 bactérias incluindo salmonela, bacillus cereus, escherichia coli… nomes estranhos mas que provocam perturbações bem conhecidas como diarreia, vómitos, entre outras? (Fonte)

Felizmente existe esta forma muito simples de eliminar mais de 99% destas bactérias e assim impedir que estas contaminem os utensílios de cozinha!

Depois de remover toda a sujidade que conseguir da esponja, enrole-a em papel de cozinha e coloque-a no microondas à potência máxima durante um minuto. Faça isto com alguma frequência, principalmente após utilizar a esponja para lavar utensílios com restos de carne ou ovos.

Atenção: garanta que a esponja não tem zonas ou vestígios de metal para evitar danos no microondas. Nunca coloque a esponja no microondas sem a humedecer. Vigie todo o processo até terminar, existe o risco (se bem que mínimo) da esponja arder, ao mínimo indício desligue o microondas.
Sempre a aprender!!! :-)

Sem comentários: