quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cala Mitjana - a favorita

Menorca é sem dúvida um destino para alugar carro (ou mota, para quem gosta) e visitar várias praias. Mas não aluguem nas rent-a-car dos hoteis, porque é muito mais caro! Eu aluguei numa lojinha pequena e paguei cerca de 18 euros por dia.

Quem opta por "abancar" no hotel e na praia/piscina do hotel e não ver o resto da Ilha, não sabe o que está a perder! Para fazer praia, a costa Sul da Ilha é a melhor.

Dentro da categoria praias "urbanas" - com apoios, vigilância e serviços - elejo a praia de Punta Prima (a Sudeste de Menorca) e a Cala en Porter (na costa Sul). Praia um bocadinho mais selecta, relativamente acessível, não tão turística, a Binibeca, com um bar muito giro em cima do mar. E como praia virgem sem dúvida a  Cala Mitjana!



Punta Prima



Bar da praia de Binibeca

As praias virgens, sem apoios nem vigilância, em que se tem de caminhar desde o carro até se chegar à praia, valem muito a pena. O melhor momento de praia que tive foi na Cala Mitjana. O dia estava fantástico, a água transparente azul turquesa divinal, não havia alforrecas! Foi dos melhores banhos de mar da minha vida!

Cala Mitjana

Uma das praias mais falada e fotografada de Menorca - Cala Macarella - para mim foi uma desilusão. Não acho que valeu a pena o esforço, ainda para mais depois de ter estado tão bem na Mitjana... Demorámos quase uma hora de carro para lá chegar. Está mal sinalizada, tem de se ir quase até ao final da Ilha (Ciutadella) para apanhar um "caminho de cabras" até lá... Depois deixa-se o carro num parque e encontramos um letreiro a avisar que temos de caminhar cerca de 20 minutos até à praia... Deve depender da velocidade de marcha, claro, mas eu andei quase meia-hora, por um caminho muito declivoso e irregular, sem rede de telemóvel e sem sinalização de quanto faltava para a praia. Acho que podia haver mais sinalética no trilho... E depois quando, finalmente, chegamos lá abaixo vamos dar ao meio de um bar "anos 80", completamente descaracterizado, cheio de cimento, chapéus de sol manhosos e alumínios... Então e a praia virgem? Já podiam ter requalificado o apoio de praia... Por isso quando vi a praia não a achei nada de muito especial que valesse a pena tanto esforço... Claro que não é feia, tem uma água azulinha, uma vista bonitinha, mas nada de muito superior a outras praias que vi...

Macarella

1 comentário:

by Deva disse...

Ui que mar maravilhoso!!!!!