sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A noite passada...

Já dizia Sérgio Godinho que n"a noite passada, acordei com o teu beijo"... E era bom, mas a realidade foi mais perto da parte da letra que diz: "a noite passada, o paredão ruiu"!!! Ou parecia que ia ruir!...

Pois então, na noite passada o meu vizinho do lado resolveu começar a arranjar o esquentador, que pelos vistos estaria avariado, às 23H30!!! Com a agravante que a parede onde ele tem o esquentador é a mesma parede onde nós temos a cabeçeira da nossa cama... E com a agravante ainda maior que o nosso prédio tem uma acústica de... porcaria! (para não dizer pior - eu hoje não estou muito bem disposta, porque será?!).

Aquilo foi marteladas no metal, nos canos, um barulho ensurdecedor, que no outro lado da nossa casa se ouvia nitidamente, e eu a querer dormir. Começei por tentar manter uma atitude zen e ler uma revista, dar-lhe uns minutos, para ver se ele resolvia o problema... Depois tentei a técnica de falar alto como se estivesse a informar o maridinho das horas que eram - "Eh pá, já são 23H45!!!". Mas não resultou...

Já passava da meia-noite quando me vi obrigada a ir bater-lhe à porta e ele aparece-me de t-shirt e cuecas (oi?) a pedir-me desculpa, que já ia terminar. Eu expliquei-lhe que precisava de descansar, que ele sabia que não eram horas de fazer barulho e que a cozinha dele coincidia com a parede do nosso quarto e blá-blá-blá e fui-me embora. Eis senão quando às 06H23 da manhã: TUC, TUC, TUC, TÓIN, TÓIN.... Não queria acreditar!!!!! Mas este tipo não dorme?!?!?!?!

Eu tenho a sina dos vizinhos passados. Já em casa dos meus pais tivémos uma vizinha completamente desaparafusada, cuja história chegou a fazer reportagem de jornal semanário! Quando andava à procura de casa em prédios (onde já não vivia desde os meus 7 anos) a minha paranóia era perguntar pela vizinhança, se havia problemas, se o prédio era calmo, etc. E o nosso prédio até se poderia considerar calmo... Não fosse este vizinho maluco que parece ter pilhas duracel, que não precisa dormir, que adora bricolage (desde aparafusar, martelar, etc. até subir ao telhado às 8H da manhã de sábado...). E a outra vizinha que se mudou recentemente e que diariamente, sem excepção, acorda todo o prédio aos berros com as filhas enquanto sai de casa... E o vizinho do prédio do lado que toca piano às 7 da manhã...

Enfim, viver em prédios não é fácil. Principalmente para quem não vivia em prédios há 20 anos... Mas é o que temos, a maioria de nós! Então porque não sermos todos o mais civilizados possíveis e pensarmos que se não gostamos que nos façam a nós, devemos também fazer um esforço por não incomodar os outros?...

Sem comentários: