sábado, 18 de setembro de 2010

Ora abóbora!

Depois da chegada de férias, do regresso à rotina, ao trabalho, à vida doméstica. Depois de ter a nossa alegre casinha (mais ou menos) em ordem... Foi tempo de me dedicar à cozinha. E uma das coisas que andava há imenso tempo para experimentar eram os doces da Bimby. Por isso começei por experimentar este, de abóbora. Foi muito fácil. E saiu muito bem. Uma delícia!!!


A receita: 800g de abóbora, 500 g de açucar, 1 pau de canela, nozes grosseiramente trituradas. Corta-se a abóbora em cubos que se deitam juntamente com o açucar no copo e programa-se alguns segundos na Velocidade 5 (a gosto). Junta-se o pau de canela e programa-se 30 min, Temperatura 100ºC, Velocidade 1. Depois desse tempo programa-se mais 20 min, Temperatura Varoma, Velocidade 1. Quando acabar juntam-se as nozes e envolve-se. Deita-se o doce em frascos. Fonte

A minha versão: Só tinha 460 g de abóbora, por isso fiz em proporção e só deu 2 frasquinhos como o da fotografia - mas para experimentar já não foi mau. Não tinha nozes, por isso desta vez não pus, embora adore. Para comer com requeijão! Nham, Nham! :-) E como tinha visto noutra receita que punham casca de laranja, experimentei pôr um bocadinho, a 10 minutos do fim.

Os contratempos (tinha de haver!):

- Para esterilizar os frascos, lavei-os, sequei-os e coloquei no microondas. Como não sabia o tempo, pus 3 minutos. Claro que frascos pequenos e vazios o resultado não foi o melhor... Começei a ouvir barulhos estranhos - eram os vidros a saltar pelo microondas!!! Basta porem entre 30 segundos e 1 minuto! Depois disso ainda passei com um algodão com alcool.

- Tinha lido também que depois de cheios os frascos, para criarem vacuo e não ganharem bolor (não que estes fossem para guardar por muito tempo) era só preciso virá-los ao contrário por 30 minutos. Foi o que fiz, mas ao fim de... vá lá... 10 segundos, a tampa de um dos frascos "explodiu" e saiu o doce para fora!!!

O próximo doce talvez seja de tomate e algumas lições já ficaram aprendidas desta vez!

Sem comentários: