sábado, 4 de dezembro de 2010

Pratos de massa

Será que há alguém por aí que não goste de um bom prato de massa? Pois eu adoro! E é sempre uma alternativa de refeição quando não há mais nada, porque com poucos ingredientes consegue-se sempre fazer uma massa apetitosa.

Uma das minhas favoritas é massa com salmão, como a da fotografia em baixo, que fiz durante a semana que passou só para mim, pois o maridinho, embora elogie sempre todas as minhas massas, não aprecia salmão fumado.

É uma receita bastante simples e rápida: enquanto se coze esparguete ou linguini (eu uso quase sempre linguini cá em casa) num tacho com bastante água, sal e um fio de azeite, prepara-se o "recheio" noutro tachinho. Faz-se um refogado com cebola e alho picados, junta-se o salmão fumado aos pedaços e cogumelos e deixa-se cozinhar. No fim mistura-se à massa escorrida, rega-se com natas (neste caso, light) e polvilha-se com orégãos. Também costumo adicionar azeitonas sem caroço partidas aos pedaços, mas como não tinha juntei algumas azeitonas inteiras.


A fotografia em baixo refere-se mesmo a uma massa improvisada em cima da hora para um jantar tardio, com os ingredientes que havia cá em casa, mas ficou bem boa! Cozi fusili e salteei espinafres em azeite e alho. Quando ambas as coisas estavam prontas, misturei-as, adicionei tomate cru aos cubinhos, mozzarella de búfala aos pedaços e fiambre "esfarrapado", reguei tudo com natas de soja e envolvi. Já está! Simples e muito bom.


Sem comentários: