domingo, 5 de dezembro de 2010

Sopinha de tomate

Como a maioria dos meus cozinhados, sempre que faço sopa de tomate improviso a receita... Ou não tivesse aprendido eu a cozinhar "a olho", com uma excelente cozinheira que quando eu lhe perguntava quantidades, refilava entre dentes! Eheheh! A mesma que achava que quando as meninas estavam com a "história" os cozinhados saíam mal, ou quando alguém entrava na cozinha enquanto se estava a fazer alguma massa, a massa já não ia sair bem! E se lhe perguntávamos o que ia ser o jantar, a resposta era: línguas de perguntador! Que saudades!

Mas desta vez resolvi procurar uma receita "à séria" para fazer a sopa de tomate quentinha que me apetecia para o jantar. E neste site encontrei mais uma boa receita para a minha Bimby, a guardar e a repetir!

A minha adaptação: como usei tomate em lata, só usei uma lata pequena (julgo que de cerca de 400g), por isso só pus uma cebola, 2 dentes de alho, cerca de metade do azeite e um caldo de galinha. Usei à mesma uma batata, mas pequena. No fim, quando bati tudo achei bastante grossa e por isso adicionei mais água (a olho!!!), para além das 400g.

A única crítica: não pus sal, porque a receita não dizia e porque já levava o caldo, mas acho que uma pitadinha ia tornar a sopa mais saborosa.

Nota: Com estas quantidades não enche a Bimby até ao fim (ou seja, até à última 'bolinha' do copo), mas fica na penúltima 'bolinha'.

PS - Cada vez mais reparo que tomate é um dos ingredientes mais usados cá em casa e que nunca falta nem no frigorífico (fresco - normalmente chucha ou de rama), nem na despensa (pelado e em polpa). 

Boa semana!

Sem comentários: