domingo, 17 de julho de 2011

O valor das coisas

Não comprei nem um lençol para a nossa filha! Mesmo roupa dos primeiros meses comprei muito pouca, a L. teve muitas coisas oferecidas e usou muita roupa emprestada. É uma altura em que a roupa não se estraga, em que os bebés usam 2-3 vezes (quando não é menos!) cada peça de roupa, porque crescem num instante. E emprestaram-me roupa tão gira que não vi necessidade de gastar dinheiro nisso, quando havia muitas outras coisas a comprar para receber o nosso bebé. Mas fizemos questão de pelo menos comprar a 1ª roupinha que ela vestiu ao nascer!

Voltando aos lençóis... todos os que a L. usou primeiro no berço, e agora na caminha de grades, foram herdados/emprestados/oferecidos. Lençóis, se forem de qualidade, são coisas que duram anos e anos em bom estado de conservação. E sabem o que é giro??? É que a minha filha acabou por usar lençóis bordados pela Mãe há 15 anos, para as minhas primas (como é o caso do dos coelhinhos) ou há 11, para o meu afilhado (o dos patinhos). Quando os vi e me recordei de os estar a fazer até me emocionei... Foi coisa que não me passou pela cabeça, quando os bordei, que os meus filhos iam usar aqueles lençóis. Mas ainda bem que assim foi. E foram feitos com muito carinho. Porque a chegada de um bebé à família é sempre um momento muito especial e a sua preparação é partilhada por todos! Eu vi isso agora com a minha filha.


Para além destes, a L. teve a sorte de dormir em lençóis bordados à mão pelas duas bisavós maternas, que eram muito prendadas. Usou lençóis que eram do avô L. quando era bebé e que entretanto já tinham sido meus e da minha irmã, e lençóis bordados pela bisavó Helena, com as sua florinhas de canotilho. Sempre me lembro da minha avó fazer estas flores - aliás tenho um lençol no meu "enxoval" de casada feito por ela com estas flores:



Mais do que não ter gasto dinheiro em lençóis, acho que o mais importante é a L. ter usado estes lençóis de família, com história. Eu dou valor a estas coisas.E quero transmitir à minha filha estes valores.

Sem comentários: