segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crosta de ervas


Sem dúvida, uma experiência culinária a repetir! Tinha filetes de corvina a descongelar para o jantar, mas nunca tinha cozinhado corvina e resolvi ir pesquisar na net uma receita. Encontrei esta do José Avillez, experimentámos (ou melhor, o maridinho é que executou, que eu estava ocupada em outras "lides"...) e adorámos. Só pelo cheirinho que fica na casa já vale a pena, e o sabor então nem se fala.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O tempo

O tempo que passas,
a desejar outros tempos
é tempo que por ti passa
é vida que não abraças

Será sempre
quase quase férias,
quase Primavera
quase melhores momentos
e a vida passa-se nesses intervalos
em que esperas outros tempos


Estas palavras estão escritas numa tela no quarto da minha irmã e eu gosto muito delas porque me dizem bastante! Já tirei uma fotografia, mas foi com o telemóvel e ainda não consegui passar para o portátil, quando passar edito este post.

Quantas vezes deixamos o presente passar à espera de algo? De algo que pode nem chegar... Ou que se/quando chegar vamos ter tempo para viver... Se não estivermos já a desejar outra coisa...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Próximas arrumações



Infelizmente, e ao contrário do que desejava, não consegui ter o quarto da minha princesa pronto antes dela nascer...

Primeiro implicou uma enorme logística de desmontar o nosso escritório e encontrar soluções de arrumação pelo resto da casa. Depois, como optámos por mandar restaurar a minha mobília de quarto de solteira, foi preciso esperar mais tempo do que inicialmente estava previsto. E o repouso forçado nas últimas semanas de gravidez também não ajudou.

A mobília só chegou na semana em que regressei para casa vinda da maternidade (o jeito que deu andar a fazer mudanças nessa altura!...). Como imaginam os dias que se seguiram até hoje não têm sido fáceis e o tempo para tudo o que não seja relacionado com a bebé é escasso, quase nulo.

Por isso, e embora já se vá compondo aos poucos, o quarto continua por terminar.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Primeiros companheiros



Estes são os primeiros companheiros da minha filhota e fazem-lhe companhia no fundo do berço (enquanto ela não chega lá com os pés, o que já não falta muito!).

É tão bom ver o rápido desenvolvimento de um bebé! Em tão pouco tempo, ela já presta atenção aos bonecos e já interage! Sou uma mãe feliz! Com sono... mas feliz! :-)

Actualmente, os "pormenores" da minha alegre casinha são estes! Mas acredito que rapidamente vamos entrar numa rotina mais fácil e vou poder "pôr a minha casa em dia".

O que está mais atrasado é o quartinho dela, que infelizmente não consegui deixar pronto antes do parto... Mas aos pouquinhos vai ganhando forma. De qualquer forma ela agora ainda não precisa dele.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Protecção


Quando nos tornamos mães o nosso maior instinto é o de protecção... Por isso nada melhor do que termos uma "ajudinha" para proteger os nosso filhotes!


Esta medalha do Anjo da Guarda sempre esteve na minha cama, desde que nasci até me casar. E antes disso pertencia à minha Mãe. Agora está no berço da minha filhota. Será que um dia passará para um neto meu?

E é engraçado que há pouco tempo estávamos a ver as coisas de bebé do meu pai e da irmã e descobrimos uma medalha igualzinha que era da minha tia! Ela deu-a à minha irmã!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Autonomia II


Os iogurtes que mais gosto são os naturais, sempre foram. Lembro-me bem do sabor dos iogurtes da minha infância, que a minha mãe fazia na iogurteira - até se partirem todos os frascos e nunca mais a termos utilizado! :-)

Há que tempos que falava neste assunto, de ter saudades desses iogurtes e de querer experimentar voltar a fazer iogurtes caseiros. Poderia ter experimentado na Bimby, já ouvi dizer que os iogurtes são muito bons, mas o procedimento pareceu-me excessivamente complicado, envolvia enrolar a Bimby em panos, etc...

Então neste Natal os meus pais deram-nos uma iogurteira! E eu, embora com o tempo muito condicionado (como imaginam!...), já experimentei. E tenho comido todos os dias um destes iogurtes. Ficaram óptimos! E sabem-me lindamente. Agora tenho de começar a pesquisar receitas novas para experimentar, com fruta, compota, bolacha, cereais... Alguém tem alguma dica?

Com tanta autonomia, o maridinho diz que só nos falta uma galinha poedeira!!! ;-)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Autonomia I


Este ano pelo Natal tivémos vários presentes úteis que promovem a autonomia doméstica! Em época de crise é bom, desde que resulte efectivamente em poupança!

Um dos presentes dado pela Tia Mimi e pelo Tio Chico foi uma máquina do pão desejada há muito pelo maridinho (pelo menos há 3 anos, quando nos casámos...).

O pão da fotografia foi o primeiro que saiu da máquina, de sementes, com farinha Branca de Neve. Não resultou muito bem (não cresceu muito), mas achamos que foi por a farinha já estar cá em casa há cerca de um ano...

Entretanto já fizémos mais dois - um rústico e um de mistura - que resultaram lindamente! Desta vez com farinhas da Nacional. Gostei especialmente do último.

Só vos digo que tenho de me render, é excelente sentir o cheirinho do pão quente a pairar pela casa. Principalmente se acordarmos de manhã com o pão acabado de fazer!

sábado, 1 de janeiro de 2011