terça-feira, 23 de abril de 2013

Maracas caseiras

Já aqui tinha falado da importância de fazer trabalhos em casa com as crianças para elas levarem para os amigos da escola. Estimula a partilha e a generosidade. E fá-los sentirem-se especiais também, aumentando a auto-confiança e melhorando a integração no grupo.

Pensando nisto andava há meses a juntar o material necessário para a ideia que me tinha surgido de fazer maracas com a L.. Depois de alguns percalços, finalmente consegui e o resultado foi este:



As garrafinhas são da "Compal Essencial" (passo a publicidade...) e eu achei que eram boas porque são transparentes e pequeninas para as mãozinhas dos miúdos. Dica importante: não lavem na máquina porque derretem e ficam com um formato esquisito (perdi muitas garrafinhas assim...).

Enchemos com arroz e contas de plástico de 3 cores e 3 tamanhos diferentes (laranja, verde e amarelo). Não só torna a maraca mais colorida como faz um som distinto do som do arroz.

Lembrem-se de colar a tampa com super cola! :) Porque os miúdos pequenos são tão curiosos que a primeira coisa que vão fazer é tentar abrir a tampa... Tentaram mesmo, houve várias mães de coleguinhas da L. a agradecerem-me a ideia de as ter colado.

E depois é só dar largas à imaginação e enfeitarem como quiserem. Eu segui a sugestão da educadora e enfeitei de uma forma muito simples. Até porque o objectivo principal da maraca é ser um instrumento musical e daí não enfeitar muito para não desconcentrar do seu uso principal. Sim, discuti previamente a minha ideia com a educadora, para saber se ela "aprovava" eu levar as maracas para a turma.

Usei umas canetas de cola com purpurinas. Na tampa não resultou muito bem pois algumas letras saltaram, mas na garrafa agarrou bem.

A minha pipoca adorou executar, pôr cada uma das continhas lá dentro, pintar os frascos e as tampas, e acompanhar o processo de secagem!!! E adorou levar para a escola e distribuir pelos amigos.

A educadora teve uma ideia engraçada e usou-as na aula de ginástica, tornando-a diferente, divertida e... barulhenta! E depois os meninos levaram para casa ao final do dia o presentinho da minha L.

Espero que gostem da ideia! :)


Sem comentários: